Biblioteca

Separamos para vocês uma coletânea de textos e artigos sobre virtudes. Não que concordemos com tudo o que foi escrito mas aqui está uma maneira para se aprofundar no assunto, boa leitura.

A Origem das Virtudes

O estudo das Virtudes, ainda não acabou, está apenas começando, A Origem das virtudes fala sobre de onde surgiram as Virtudes.

Sofistas

Lembremos de início que, numa visão clássica da Filosofia, os sofistas não foram filósofos nem se constituíram em escola, mas representaram antes uma postura existencial que comprometeu o futuro da busca da verdade, representada então pelos "amigos da Sabedoria, os filósofos.

Aristóteles

Ao grande centro intelectual e artístico da Grécia no século IV a.C., chega um jovem de cerca de dezoito anos, proveniente da Macedônia. Como muitos outros vem atraído pela intensa vida cultural da cidade que lhe acenava com oportunidades para prosseguir seus estudos.

Platão

Nasceu em Atenas em 429. Era de família nobilíssima ligada a mais alta aristocracia. Seu pai foi Ariston e sua mãe Perictiona. Teve dois irmãos que atuaram na república: Glaucon e Adimanto. Tem ainda uma irmã Potona. Seu nome era Aristocles, mas prevaleceu o apelido que lhe deu o professor de Educação Física que o classificou como “Platão” pela largura de seus ombros.

A Conexão das Virtudes

Este texto tem uma pretensão bem modesta, qual seja, mostrar como tal questão é abordada na IaIIæ e na IIaIIæ da Suma Teológica (a prima secundæ estabelece os fundamentos da moral e elabora os seus conceitos principais, enquanto a secunda secundæ é um tratado das virtudes) e no Comentário sobre a Ethica Nicomachea, e observar que a conexão das virtudes na ética tomista sustenta uma tese forte: se se possui uma virtude, possuir-se-á todas as outras.

1 2 3 4 5