Biblioteca

Separamos para vocês uma coletânea de textos e artigos sobre virtudes. Não que concordemos com tudo o que foi escrito mas aqui está uma maneira para se aprofundar no assunto, boa leitura.

Virtude e a Felicidade em Aristóteles

O sumo bem deve ser coisa perfeita e definitiva. Por conseguinte, se existe uma só e única coisa que seja definitiva e perfeita, ela é precisamente o bem que procuramos; e se há muitas coisas deste género, a mais definitiva entre elas será o bem.

A Ética das Virtudes

Partindo de alguns pressupostos como a classificação do conhecimento, a concepção antropológica do homem como um animal racional político, pretende-se apresentar as virtudes éticas e dianoéticas como o meio para chegar-se à Felicidade, ou Eudemonia.

Vícios e Virtudes - Espanhol

Durante os séculos da existência humana, o homem buscou aprimorar-se, viver melhor e ser melhor. Porém, nas histórias que temos relato e nas comprovações do cotidiano, percebemos que nossos problemas nascem do exagero ou da falta, em outras palavras do desequilíbrio.

Vícios e Virtudes - Aristóteles e São Thomas Aquino

Pretendemos, nesta exposição, fazer uma breve reflexão sobre como Aristóteles estabelece o quadro das virtudes e vícios na Ética a Nicômaco1, à luz do conceito aristotélico de opostos (a contrariedade, em especial) e sobre o papel da prudência na definição das outras virtudes, temas que serão posteriormente retomados por Tomás de Aquino.

1 2 3 4 5